GE C30-7 #3772-1 MRS - Frateschi

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GE C30-7 #3772-1 MRS - Frateschi

Mensagem  Rica em Qui 8 Nov 2012 - 18:45

Muito bem,

Iniciando a apresentação da C30-7 #3772-1 da MRS destacamos que a MRS Logística adquiriu um lote de locomotivas C30-7 de uma empresa de Mexicana Leasing. Ao chegarem ao Brasil foram passaram por revisão, rebitolagem e foram destacadas para o trabalho mesmo antes de receberem a pintura da MRS Logística. Assim, essas C30-7 receberam o apelido carinhoso de "Mexicanas.

Nesse trabalho apresento uma "Mexicana já na pintura da MRS, que chamamos de 2º padrão, por caracterizada pelo logotipo da lateral do corpo longo estar "invertido" (na verdade está da posição correta, mas invertido em relação ao padrão anterior), e já com o teto da cabine pintado de branco.

Na imagem abaixo a  GE C30-7 #3772-1 MRS/Mexicana está passando pela estação Sabaúna em Mogi das Cruzes com o retorno do trem de celulose com destino à Cia de Celulose Votorantin no distrito de São Silvestre em Jacareí.



Utilizaremos um modelo da Frateschi em escala "ho" para esse trabalho



Última edição por Rica em Ter 13 Jan 2015 - 11:19, editado 1 vez(es)

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Preparando o modelo

Mensagem  Rica em Qui 8 Nov 2012 - 19:04

Para iniciar a preparação do modelo é preciso retirar o chassis e desmontar a carcaça.
Este modelo, da Frateschi, possui engates no padrão europeu que serão substituídos por engates Kadee, utilizando os adaptadores de piloto que o fabricante disponibiliza juntamente com o modelo.

Note que o piloto traseiro possui uma abertura grande, a qual será fechada com o adaptador.



Para retirar os engates originais dos trucks utilizamos um alicate para cortar as hastes do engates.






Depois disso, vamos fazer um procedimento para retirar pintura original, utilizando uma solução líquida. Após esse procedimento é feita a limpeza do modelo, e somente depois disso serão colados os adaptadores do piloto dianteiro e traseiro.

Posteriormente é dada a primeira base de pintura utilizando a tinta branca com diluição mais concentrada. percebe-se um desnível entre a carcaça e os adaptadores fornecidos pelo fabricante.



Para corrigir esses desníveis utilizaremos massa tipo "Putty"...


Última edição por Rica em Sex 9 Nov 2012 - 9:29, editado 1 vez(es)

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Depois da massa, as máscaras de pintura

Mensagem  Rica em Qui 8 Nov 2012 - 19:21

A aplicação da massa Plasto da Revell é feita com espátula, eu costumo diluir um pouco de massa em thinner em uma forminha de empada, além de prático a massa fica com a consistência ideal para o manuseio.



Após a secagem a massa deve ser lixada utilizando uma lixa de gramatura 360 e depois 600. Aplicando uma demão de tinta após lixar, preferencialmente tinta escura, passe a lixa novamente na superfície retirando a tinta escura, será possível perceber imperfeições onde seja necessário lixar mais ou preencher a superfície com mais massa.

Outra opção para preencher pequenas fissuras na massa é utilizar cola do tipo Super Bonder, e lixar normalmente após a secagem.

Um detalhe que não fotografei foi a pintura do interior da cabine em cor creme, posteriormente essa parte interna foi protegida com fita.

Feito isso, aplicamos uma demão de tinta amarela em todo o modelo. Enquanto a tinta seca partiremos para a confecção de máscaras para a pintura.

A partir das medidas do logotipo da MRS Logística, foram traçadas linhas de contorno sobre tiras de fita crepe sobrepostas lado-a-lado, pode-se utilizar uma fita mais larga.

Acompanhando o contorno do logotipo com estilete cortamos as máscaras que serão aplicadas nas laterais do corpo longo do modelo já pintado de amarelo.



As laterais do estrado do chassis, a frente (nariz curto), a traseira (nariz longo) e também a cabine recebem mascaramento.





Última edição por Rica em Sex 9 Nov 2012 - 9:30, editado 1 vez(es)

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Pintando de azul

Mensagem  Rica em Sex 9 Nov 2012 - 16:25

Depois de terminado o mascaramento do modelo é preciso checar se a fita utilizada vedou os relevos da superfície do modelo, principalmente nas portas e dobradiças do corpo longo e nos pilotos frontal e traseiro


Nesse ponto é importante atentar-se não só à diluição, mas também ao fluxo de tinta que é dirigido ao modelo para evitar que a tinta "vaze" pela máscara. Utilizando um aerógrafo de dupla ação você poderá dosar o fluxo de tinta puxando o gatilho mais ou menos para trás. Caso utilize um aerógrafo com regulagem de curso da agulha essa limitação vai ajudar a não exagerar na tinta.



Há aerógrafos que possuem também uma regulagem da pressão do ar, isso também ajuda pois regulando a pressão você diminui o fluxo de ar e pode fazer uma pintura mais regular e uniforme.



Agora é o momento de grande expectativa, pois ao retirar as máscaras vamos verificar o resultado da pintura e apreciar o modelo, pois a locomotiva já vai estar com cara de MRS








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Re: GE C30-7 #3772-1 MRS - Frateschi

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