SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12

Mensagem  Rica em Qui 23 Ago 2012 - 13:20

Iniciando mais um trabalho, apresentando, desta vez, a SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás.



As SD40-2 são locomotivas de 3000hp fabricadas pela fabricada pela GM, na divisão EMD. Equipadas com potentes motores de 16 cilindros, são locomotivas de ótimo desempenho. No Brasil,também faz parte da frota da Estrada de Ferro Carajás - EFC. Já passaram por diferentes padrões de pintura, inclusive o padrão de pintura verde da Vale Logística.



Destacadas para a tração dos trens de minério da EFC, as SD40-2 sempre foram locomotivas de respeito, até a chegada das Dash.




Para este trabalho iremos utilizar uma SD40-2 Kato em escala ho, por encomenda do amigo Marco Tulio.



Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 15:59, editado 1 vez(es)

_________________
RICA

Ricardo Freitas
rdf.ferromodelista@hotmail.com

avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Apresentando a SD40-2 Kato

Mensagem  Rica em Dom 2 Dez 2012 - 15:40

Como de costume vamos apresentar a locomotiva em escala 'ho".

As embalagens dessa série da Kato é de boa qualidade, mantendo a locomotiva fixa e protegida em seu interior.
Vamos utilizar um modelo da SD40-2 já com pintura da CSX.






avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desmontando o modelo

Mensagem  Rica em Dom 2 Dez 2012 - 15:47

O início do trabalho se dá com a retirada da carcaça do modelo, para isso retiramos os parafusos dos engates.
Ao sacar a carcaça do chassis podemos apreciar a bela mecânica das locomotivas da Kato



É preciso retirar os handrails e os acrílicos que formam o conjunto dos vidros e dos faróis do modelo. Nesta etapa é necessário cuidado no manuseio das peças.



Acrílico e outras peças, todas de boa qualidade e bom acabamento, e de fácil remoção da carcaça





Um detalhe interessante é o interior da cabine, que neste modelo da Kato é comum.





Manteremos todas as peças guardadas em um envelope plástico aguardando o momento de receberem pintura ou serem novamente montadas no modelo.





Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:20, editado 1 vez(es)
avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Retirando a pintura original

Mensagem  Rica em Dom 2 Dez 2012 - 16:05

Depois de desmontar a locomotiva e retirar os detalhes da carcaça, iniciamos o processo de retirar a tinta original da locomotiva.

A carcaça é imersa em álcool isopropílico em um recipiente cilíndrico, feito com tubo de PVC, onde ficará cerca de 48h para que a tinta original se desprenda da carcaça.

Depois disso a locomotiva é colocada em um recipiente retangular com o álcool isopropílico no qual estava imersa, e com a ajuda de uma escova de dentes fazemos a retira da tinta que se solta com certa facilidade.



O processo de pintura se inicia com a aplicação de um primer para fixar a tinta que será aplicada no modelo.
A primeira tinta a ser aplicada é o amarelo da faixa da VALE, que posteriormente será protegido com uma máscara.

Em seguida é aplicada a tinta da parte de baixo da faixa da VALE, que também será protegida por uma segunda máscara antes de aplicarmos a cor verde.





Para eviar que o verde fuja da sua tonalidade, aplicamos novamente a cor branca para cobrir as cores que foram utilizadas nas faixas e que estavam à vista em várias partes da carcaça após a colocação das máscas de proteção das faixas.

Logo em seguida foi feita a pintura da cabine e do nariz curto na cor prata claro.




avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12

Mensagem  Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:26

Depois de pintar a cabine e o nariz curto empapelamos toda essa parte do modelo para protegê-la na próxima etapa da pintura.

É a vez de aplicarmos o verde de dar para esta SD40-2 a identidade da VALE...













A pintura da VALE é, na minha opinião, uma das mais bonitas de nossas ferrovias na atualidade, os modelos em "ho" customizados nesse padrão de pintura causam um efeito visual muito bonito nas maquetes.






Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:33, editado 1 vez(es)
avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pintura do Estrado e das testeiras

Mensagem  Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:30

As testeiras dessa locomotiva da VALE é amarela com faixas pretas, então faremos a pintura na cor amarela e depois aplicaremos máscaras para fazer a cor preta.

Depois de aplicar o amarelo, o estrado foi pintado com cinza claro, antes porém foi feita uma máscara para pintar de verde um pedaço na lateral mais alta do estrado do lado esquerdo da locomotiva, desde o degrau próximo ao final do corpo longo, e após a secagem da tinta foi colocada outra máscara para proteger esta parte verde antes da aplicação do cinza claro.





avatar
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 52

Ver perfil do usuário http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum